Sábado, 22 Set 2018
 
 
Cidade de Bombas / Bombinhas - SC

Bombas / Bombinhas é uma cidade com lindas praias de águas cristalinas e calmas, sendo considerada um paraíso no litoral catarinense. Realmente, merece a fama que tem. Pode não ser a praia mais bonita do Brasil, mas com certeza está entre as mais gostosas.

Não é exatamente uma praia para badalação, como o são a praia Mole ou a Joaquina, na capital do estado. É uma praia familiar. Portanto, é frequentada por gente de bem com o corpo do jeito que está, na maioria pais e mães de família.

É muito frequentada por casais de namorados, por se tratar de um lugar muito romântico. Também é um prato cheio para os jovens que querem curtir um feriado com os amigos, divertindo-se na praia durante o dia e à noite curtindo um luau, longe da badalação de outros lugares na alta temporada. Mas a badalação está logo ali ao lado, pra quem quiser: em Porto Belo, tem uma Bali Hai pra quem quiser curtir uma balada, e a concorridíssima cidade de Balneário Camboriú está ali pertinho também.

Mas no verão a cidade é poliglota, devido aos turistas. Fala-se também curitibanês, paulistês, gauchês e espanhol. Aliás, o espanhol argentino é segundo idioma mais falado nessa época. Além dos inúmeros turistas argentinos, há muitos estabelecimentos cujos donos vieram passar as férias em algum verão qualquer, e gostaram tanto que nunca mais saíram.

Existe, em Bombinhas, uma lei não escrita, que vale, aliás, pra tantas outras cidades praianas: as mulheres podem andar em qualquer lugar da cidade usando biquíni, ou apenas uma camiseta por cima, desde que não tenham um corpo bonito. Quanto mais bonita a menina, mais ela se veste ao sair da praia. Suas praias principais são Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal e Canto Grande, mas há muitas outras. A de Quatro Ilhas é menos urbanizada que a de Bombinhas, e tem um mar mais agitado. Bom, “menos calmo” seria a descrição mais correta.

Bombinhas, eleita pela "revista Viagem"em 2008 como a terceira melhor praia do Brasil, é um resort natural onde você encontra conforto e tranquilidade.


Esta maravilhosa península conta com enseadas, pontas e mirantes, possibilitando a vista para a maioria de suas lindas praias.
Perto de Bombinhas estão situados outros importantes centros turísticos como Florianópolis, Camboriú, Beto Carreiro, Blumenau e Brusque.


A noite oferece um clima agradável com uma gastronomia típica bem como internacional, com vários restaurantes, lanchonetes, pizzarias e churrascarias. Existem também bares com música ao vivo.

 

O Por-do-sol é fascinate, fale a pena conferir.

 

 

Principais pontos de mergulhos permitidos
Ilha do Arvoredo: Saco do Caoim, Farol do Arvoredo, Saco do Batismo, a Baía das Tartarugas, a Baía do Engenho e o Saco do Vidal.
Ilha do Macuco
Na Costa: Sepultura, Palmeiras, Caraolho, Costão de Bombas, Praia da Lagoinha, Praia do Embrulho, Praia da Tainha.
Porto Belo: Ponta de Porto Belo e Estaleirinho.

São 29 praias, quatro ilhas, dois parques ecológicos e uma natureza que pode ser comparada a qualquer paraíso do mundo.
O lugar é ideal para mergulhos por ter águas limpas e claras, inclusive podendo ser praticado até na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, desde que acompanhado de uma operadora com licença na área.
São várias praias e cada uma delas com um diferencial. Quatro Ilhas e Mariscal que ficam em mar aberto, por exemplo, são muito procuradas por surfistas. Zimbros e Canto Grande por se situarem no mar de dentro, são ideais para vela e outros esportes naúticos. Outro atrativo são as trilhas ecológicas como o Parque Municipal do Morro do Macaco, uma subida de 30 minutos que no final apresenta uma visão fantástica das enseadas de Mariscal e Canto Grande e das Ilhas Deserta, Galés e Arvoredo. O local também usado para a prática do vôo livre.

Bombas e Bombinhas têm um comércio atuante e bons restaurantes onde pode se apreciar a culinária local, baseada em frutos do mar, como camarões, peixes, mariscos e ostras. Um restaurante bacana é o Berro D’Água que fica em Zimbros, tem preço acessível e música ao vivo com o cantor e compositor Hugo César tocando clássicos da MPB, como Djavan, Zé Ramalho, Lenine, Caetano Veloso e outros. Veja um videoclipe feito com linda canção “Pescador”, composta por ele e com imagens das praias de Zimbros e Canto Grande.
Ainda não bastasse isso tudo, a cidade foi escolhida para o Blogbeach, primeiro encontro de blogueiros na praia, que aconteceu em fevereiro deste ano, evento que serviu para aproximar e divertir as pessoas. O Gambá não foi nessa, mas se for convidado na próxima, ta dentro.
Visite você também esse paraíso e guarde para sempre as lembranças deste lugar incrível, como a foto acima.

 

Em Bombas / Bombinhas esconde-se um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo. Muitos são os fatores que fizeram deste lugar um dos pontos preferidos para os mergulhadores, amadores e profissionais. Um deles é o fato de que 60% do território de Bombinhas está localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo. Outro é a sua situação geográfica, que permite o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas, Argentina e a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente. Isso permite condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha.
Por tratar-se da ponta de uma península, recortada e cercada de praias e costões, oferece variadas opções de pontos para a prática do mergulho. Desde 1980 este esporte vem crescendo em Bombinhas a cada ano, sendo já conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico. Esta demanda promoveu a instalação de várias operadoras de mergulho, que fornecem cursos práticos, além de grande variedade de equipamentos e material para atividades submarinas.
As formas de vida exótica dos mares da região, que se alternam com os recifes de corais são surpreendentes para os que invadem as profundezas das águas. Aos mais experientes é possível ainda viajar no tempo visitando naufrágios, como o do cargueiro LILI (1957), na Ilha das Galés.